sexta-feira, 27 de abril de 2007

Pássaros mudam a rotina por causa de barulho

Os pássaros das grandes cidades também querem se proteger da poluição. Eles estão em greve de canto. E tudo por causa da poluição sonora, que está atrapalhando a cantoria de quem quer se ouvir e ser ouvido. A Universidade de Sheffield, na Grã-Bretanha, realizou um estudo com pintarroxos, pássaros que costumam cantar ao amanhecer para atrair parceiros e espantar inimigos. A conclusão do estudo foi de que essas aves mudaram os seus hábitos. Agora cantam à noite para não terem que competir com a poluição sonora.
Tais mudanças, alertam os estudiosos, pode ser prejudicial para o metabolismo dos animais, uma vez que cantar gasta mais energia do que dormir. Outro fator provável para explicar a cantoria noturna é o excesso de luz nos ambientes urbanos, o que pode confundir os pássaros.
É uma situação que demonstra como a ação do homem modifica não só os hábitos deles mesmos, mas até os animais precisam se adaptar à nova realidade: a vida moderna, barulhenta e poluidora de viver em sociedade.

Um comentário:

Lindiamara disse...

É impressionante como o homem é capaz de destruir tudo queestá ao seu redor.
Agora até mesmo os pássaros mudaram a rotina por causa do homem, o triste é que destridores urbanos não tem a mímina consciência do grande dano que causam ao meio ambiente.