sábado, 17 de março de 2007

Brasil continua líder em desmatamento

O Brasil é campeão em desmatamento. Essa é a conclusão do relatório da Organização para agricultura e alimentação (FAO), órgão das Nações Unidas divulgado no dia 13 de março. O país é responsável por 73% da diminuição das florestas na América Latina. Foram desmatados cerca de 31 mil Km² por ano entre 2000 e 2005, e 42 mil Km² em todo continente.
O desmatamento é feito para a extração de madeira e abertura de áreas para a pecuária e cultivo de soja. Essa prática também contribui para o aumento na emissão de gases de efeito estufa, uma vez que são realizadas queimadas para a preparação do solo, no caso da pecuária.

2 comentários:

Nya Vianna disse...

Tenho vivido esse tema de perto, aqui no Pará, onde resido atualmente,ocorre casos diários de ocorrências policiais sobre o crime de desmatamento florestal. Donos de madereiras sendo presos por tarem retirando madeiras ilegais das florestas e desvastando-as.E com a maior ironia dizem que estão dentro da lei e fazendo o seu trabalho honesto: Picaretas! Chicote neles! Detesto Hipocrisia Rural.

Unknown disse...

Me lembro de um Fantástico na década de setenta onde o então repórter Hélio Costa, hoje ministro das comunicações, alertava sobre um tal "efeito estufa". A mídia da época usava o fenômeno de clichê dos dias quentes no Rio de Janeiro como se fosse mais um exagero sensacionalista do programa. Hoje vemos que o efeito estufa é uma realidade onde todos reclamam mas me dá a impressão de que está todo o mundo esperando todo mundo pra ajudar o planeta.
Um meteoro acabou com os dinosauros, mas não acabou com a vida na terra. O mesmo pode acontecer com nós, seres humanos pois hoje já se sabe que a natureza pode resolver os problemas da humanidade mas não a sua sobrevivência.