domingo, 18 de março de 2007

“Leopardo nebuloso” é descoberto na Indonésia

Uma nova espécie de leopardo foi descoberta nas ilhas de Bornéu e Sumatra, na Indonésia. A WWF – Fundo mundial para a natureza, anunciou o fato dia 15 de março. O felino ficou conhecido como “leopardo nebuloso”, isso por causa da pelugem do animal que lembra pequenas nuvens. Ele é o maior predador de Bornéu e pode medir de 60 a 110 centímetros.
A descoberta foi feita por meio de exames genéticos, nos quais foram avaliadas diversas pelagens, entre tigres, leopardos e leão de diferentes regiões. A partir dos resultados, constatou-se que era uma espécie distinta.

Embora exista o conhecido leopardo nebuloso da Ásia continental, este se distingue do leopardo de Bornéu devido à pelugem. O leopardo continental possui manchas grandes e irregulares com entorno preto e fundo pardo, em geral, eles são mais claros, em tons de marrom-amarelado. Já o do Bornéu, possui manchas – “nuvens” mais vivas e pequenas manchas escuras dentro, a pele deles é mais cinza e escura.
Especialistas acreditam que as duas espécies se diferenciam em cerca de 1,4 milhões de anos.

Os três países que administram partes diferentes da ilha – Malásia, Indonésia e Brunei assinaram um acordo para proteger a área de 200 mil quilômetros quadrados de floresta tropical, conhecida como “Coração de Bornéu”, que é rica em biodiversidade.

Um comentário:

Lindiamara disse...

Espero que encontrem logo uma companheira para esse felino. Me preocupa o fato de saber que daqui há alguns anos meus filhos não mais verão esses espécies, a não ser através de fotos.